sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Você sabe Português?

Os erros de CONCORDÂNCIA mais comuns do idioma e melhor maneira de evitá-los.


1 “Fazem” dez dias. Fazer qu exprime tempo, é impessoal (não varia):  Faz dez dia/ Fez dois meses/ Fazia cinco séculos;
2 “Haviam” muitos alunos. Haver, no sentido de existir, também é invariável:  havia muito alunos na classe/ Houve muitos acidentes/ Pode haver novos casos de dengue.
3 “Existe” muitas expectativas. Existir, bastar, faltar, sobrar e restar são verbos regulares e variam normalmente: Existem muitas expectativas/ Bastariam dois trabalhadores/ Sobravam idéias, mas faltavam recursos/ Restavam coisas insolúveis.
4 “Vende-se” terrenos. O verbo concorda com o sujeito: Vendem-se terrenos/ Alugam-se casas/ Na vida comentem-se muitos erros. Se houver preposição depois do verbo, ele fica invariável: Trata-se dos amigos mais leais/ Precisa-se de balconistas/ Recorre-se a todos.
5 “Obrigado”, disse a moça. Obrigado concorda com o sujeito o sexo da pessoa: Obrigada, disse a moça/ Obrigado pela dedicação/ Muito obrigados por tudo.
6 Estava “meia” adoentada. Meio, advérbio, não varia: Estava meio adoentada/ meio louca/ meio arrasada.
7 As frutas custam 5 “real”. A moeda tem plural, regular: As frutas custam 5 reais.
8 Ele é um dos que “pensa” assim. Um dois... que faz a concordância no plural: Ele é um dos que pensam assim (dos que pensam assim, ele é um)/ O amigo foi uma das pessoas que mais o apoiaram/ Não sou dos (ou daqueles) que acham isso.
9 Medidas “econômicas-financeiras”. Nos adjetivos compostos, só o último elemento varia: Medidas econômico-financeiras/ acordo político-partidários, partidos social-democratas.
10 Ela mesmo o “convidou”. Mesmo, quando equivale a próprio, varia normalmente: Ela mesma o convidou/ As vítimas mesmas prenderam os bandidos (as próprias vítimas prenderam...)
11 O termômetro marcos 0 “graus”. Zero é singular, sempre: zero grau, zero hora, zero-quilômetro.
12 “Deixou-me” triste essas notícias. Use o certo: Deixaram-me triste essas notícias. Cuidado, pois é comum, o erro de concordância quando o verbo está antes do sujeito. Foram iniciadas hoje as obras (e não “foi iniciado” hoje as obras.)
13 A dedicação dos filhos “servem” de exemplo. Palavras próxima ao verbo não deve influir na concordância: A dedicação dos filhos serve de exemplo/ A lista dos amigos ausentes provocou espanto (e não “provocaram espanto”).
14 Já “é” 10 horas. Horas e as demais palavras que definem tempo variam: Já são 10 horas/ Já é (e não “são”) 1 hora/ Já é meio-dia.
15 Chegue ao meio-dia e “meio”. Como está implícito a palavra hora, o certo é: Chegue ao meio-dia e meia (hora).

3 comentários:

  1. ACHEI MUITO CONVENIENTE SUA POSTAGEM, MUITOS AINDA Ñ SABEM A LINGUA PÁTRIA CORRETAMENTE,
    ISSO É UM GRDE INCENTIVO.
    PARABÉNS
    FK C DEUS

    ResponderExcluir
  2. Adorei, ajuda mesmo quem como eu que sou formada em Letras. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Me envia aquela montagem que vc me mandou no Orkut dia 02, no meu aniversário. Não consegui mandar scrap para vc.

    ResponderExcluir