terça-feira, 29 de outubro de 2013

No Maranhão: Rio Itapecuru está com nível de água baixo por causa da seca

Há trecho do rio que corta Caxias em que a parte mais profunda cobre somente até a panturrilha de um adulto.
Rio Itapecuru atinge o menor nível desde a década de 80
Caxias - A seca no Leste Maranhense é considerada a maior dos últimos 30 anos. O Itapecuru, que corta a cidade de Caxias, está com o nível da água tão baixo que é possível andar até o meio do rio. Uma cena que há muito tempo o caxiense não via.
O Itapecuru está com o menor nível desde a década de 1980, quando houve uma das maiores secas na região. Hoje, em mais de 100 metros de água a dentro do rio, o nível chega até a panturrilha de um adulto.
No povoado Altos, a cerca de 10 km do centro da cidade, o pedaço de floresta mais parece uma caatinga de tão seco que está. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caxias (STR), Benedito Moura, afirmou que a situação é preocupante.
"Nós estamos com dois anos de inverno ruim. No ano passado, houve até mortalidade de animais na região. Em 2012 não formou pasto, por isso, este ano, alguns produtores estão enfrentando grandes dificuldades por causa da baixa precipitação", explicou o sindicalista.
Devido a grande seca, focos de incêndios
surgem a todo instante
O lavrador Josemar Silva, que mora no povoado há 48 anos, diz que fazia tempo que não vivenciava uma situação tão difícil. O poço, de 23 metros de profundidade, que abastece a casa dele está praticamente vazio. "Em 1981 foi a última estiagem grave. Na época, eu perdi uma roça de arroz inteira", lembrou o lavrador.
Além de represas, açudes também estão com o nível baixo. A água está barrenta e ruim para o gado beber. Muitos animais já apresentam perda de peso e outros morreram pela falta da água.
Donos de propriedades estão utilizando alimentação alternativa para não deixar os animais morrerem de fome e sede. O período de seca seguirá até dezembro, segundo a Meteorologia. A previsão é de que o nível dos rios, riachos e igarapés ainda diminua mais.

Pescadores têm dificuldade em encontrar pescado no meio do lamaçal
Mais

Em setembro, 70 municípios maranhenses decretaram situação de emergência por causa da estiagem. Sem chuva, os açudes secaram e o pasto desapareceu. Alguns animais já não têm forças para ficar em pé e outros morreram de seca. De janeiro até agora, choveu apenas a metade do previsto pelos meteorologistas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário